Follow by Email

segunda-feira, 12 de março de 2012

Alimentação estimulante para apis mellifera

Alimentação estimulante:


Pra que serve?Como é feita?Como deve ser oferecida?Quando...
Estas e outras respostas estarão aqui!Lógico que cada caso deve ser estudado a parte, dentro de suas especificidades .






A alimentação estimulante em núcleos ou colméias de apis, serve como o próprio nome já diz, para estimular a postura da abelha rainha, em períodos que antecedem uma boa florada, devendo ser feita de 40 a 60 dias antes da florada para que tenhamos campeiras em número suficiente para promover uma arranque adequado na coleta de néctar, ou até mesmo para dividir enxames ou garantir número de abelhas suficiente em idade adequada para receber uma nova rainha;que substituirá a antiga já enfraquecida.


A forma como ela deve ser feita varia entre vários autores, mas vou postar aqui apenas minhas experiencias próprias e não as experiencias de apicultores de internet ou livros,rsrsrs. Com minhas abelhas observei que o ideal é oferecer o açúcar invertido já obtido pronto, pois ele vem altamente concentrado,com teor de sólidos altíssimo e a proporção de glicose/frutose/maltose em quantidades excelentes.Mas para quem não tem acesso ao invertido pronto, pode fazer em casa, eu utilizo uma proporção de 1kg de açúcar de boa qualidade para 2 litros de água quente, misturo bem, adiciono 1 colher de chá de ácido cítrico e misturo até virar uma mistura de coloração amarelada e espessa,lembrando de desligar o fogo na hora em que a água levantar fervura para que não tenhamos altos níveis de HMF(hidroximetilfurfural).
Agora é que vem o pulo do gato; como oferecer este líquido mágico a suas abelhas?Não recomendo em hipótese alguma os alimentadores coletivos, nem tampouco os de cobertura, também conhecidos como alimentadores rápidos,pois um enxame razoável seria capaz de esvaziar o alimentador de cobertura em poucas horas ,obstruindo todos os favos disponíveis com o líquido, o que impediria a postura da rainha por falta de espaço.Além do que já é comprovado que o que mais estimula a postura da rainha, além da oferta de suprimentos de qualidade entrando na colméia, é a agitação das abelhas ao encontrarem uma fonte de néctar e pólen.

Quando oferecemos o alimento estimulante num comedor coletivo, os enxames mais fortes levarão vantagem sobre os mais debilitados,e perdemos todo o trabalho e dinheiro,já no caso de alimentadores de cobertura ou outros alimentadores rápidos, a ausência de agitação assim como a obstrução dos favos levará por baixo toda nossa intenção de obter uma aumento considerável na população da colméia.
O ideal é oferecer o alimento estimulante em alimentadores individuais e lentos, como os alimentadores BOARDMAN. E no mercado o que não falta é opção de preço e modelos de BOARDMANS , mas nas fotos podem ver o meu BOARDMAN, bolei este ha algum tempo e venho tendo ótimos resultados com ele, leve, fácil de limpar,facilita o acesso das abelhas aos furos da tampa para sugar o alimento, mas também cria a dificuldade necessária para criar a agitação e a baixa velocidade no fornecimento, necessários para estimular a postura.


Cada alimentador destes me custa, já incluindo a mão de obra nada além de R$3,50 acho muito barato pois não encontro nada industrializado no mercado brasileiro por este valor, e no mais vejam como fica um alimentador de madeira ,oferecido no mercado nacional após pouco tempo de uso!?Você comeria num prato nestas condições??
Alimentador Boardman de um apicultor aqui da baixada.

Vejam o estado deste alimentador,além de ser mais difícil de confeccionar e mais caro do que o modelo proposto por mim.


4 comentários:

  1. Fazendo uma correção,ao ficar pronta a calda de açúcar invertido, diluímos com a mesma quantidade de água.Assim temos uma concentração de açúcares próxima da encontrada no néctar na natureza ,o que ajuda a simular a entrada de alimento, estimulando a postura da nossa rainha.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Ozorio,
    parabéns pela postagem,muito boa...,simples e bem explicado.

    Gostaria de saber os detalhes da construção desse alimentador,que vc "bolou"..

    Abração.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu Caro,
    Obrigado por postar em nosso blog, vou fazer as fotos do passo a passo da confecção deste alimentador e postar aqui ainda hoje,sem falta.Acompanhe nosso blog e mantenha contato conosco.Já estou acompanhando seu blog,excelente material!!Inclusive este alimentador serve bem para suas meliponas,tenho algumas aqui no sítio,mas me falta prática com elas,rsrs
    Abraço e qualquer dúvida entre em contato.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Fiz o alimentador sugerido,só que a pet grande fica com uma aberturinha lateral.Coloquei então pet de agua de meio litro e ficou justinha, sem abertura que permite o cheiro do alimento. abraços Olaia se espalhar.

    ResponderExcluir